Seguro Fiança Locatícia: o que é e como funciona


Proprietários de imóveis, ao realizar um aluguel, podem procurar o Seguro Fiança Locatícia, ou Seguro Aluguel, como também é conhecido. Este seguro serve como uma alternativa ao fiador e vem crescendo cada dia mais nos contratos de aluguel.

O que é o Seguro Fiança Locatícia?

O aluguel de imóveis sempre estará correndo o risco de inadimplência. Com o seguro, o proprietário terá garantia do pagamento dos aluguéis e demais encargos presentes na apólice. Responsável pela contratação do seguro, o inquilino deverá realizar os pagamentos para a seguradora, enquanto o proprietário é o beneficiário do seguro.

O seguro pode ser realizado para casas, apartamentos, salas comerciais, escritórios e consultórios em áreas urbanas e o valor pode variar conforme diversos fatores, inclusive a análise de crédito do inquilino e do proprietário.

O que está coberto no Seguro Fiança Locatícia

Conforme explicamos, o Seguro Fiança Locatícia beneficiará o proprietário do imóvel em casos de inadimplência. Assim, a cobertura básica do seguro garante que seja pago o valor de aluguéis em aberto, multas moratórias e custos de ações de despejo.

As coberturas adicionais, que são opcionais, podem garantir o pagamento de outros encargos do imóvel, como o IPTU, contas de luz e água, além de cobrir uma possível rescisão do contrato de aluguel. Como o contrato de aluguel prevê que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, há também uma cobertura adicional para estes eventuais danos.

Vantagens para inquilinos

Para os inquilinos, procurar um Seguro Fiança Locatícia também é vantajoso. Nos casos de renovação do seguro, as seguradoras podem dar bônus adicionais e descontos no pagamento do seguro. Além disso, ao contratar o seguro, a análise de cadastro é feita rapidamente através da seguradora.

Assim como no Seguro Residencial, o Seguro Fiança Locatícia pode contar com alguns serviços de assistência 24 horas. Algumas seguradoras oferecem este serviço para que o inquilino solicite reparos emergenciais, como chaveiro, eletricista, encanador, entre outros. 
 

Ficou interessado? Procure a Boger Seguros e saiba mais:

+ 55 (55) 3411-8305

+ 55 (55) 99976-1512

contato@bogerseguros.com.br