Seguro para automóvel usado é mais caro do que para carros novos?


Antes de comprar um automóvel novo, muita gente considera os valores envolvidos. Um dos mais importantes é o do Seguro Automóvel, afinal, diariamente nos expomos aos riscos do trânsito. E é muito comum o pensamento de que o seguro para carros usados é mais caro. Mas será verdade?

 

Entendendo o Seguro Automóvel

Primeiro de tudo, é importante entender o que é o Seguro Automóvel. Um dos seguros mais procurados, ele é uma proteção para o seu carro em casos de sinistro. Ou seja, se você sofrer um acidente, arranhar o carro, sofrer algum roubo ou furto, o seguro vai te ajudar - você não ficará no prejuízo.

Com a Boger Seguros, você pode fazer uma cotação, escolhendo as melhores seguradoras e vendo quais as coberturas mais se encaixam nas suas necessidades. 

 

O que influencia o valor do seguro?

São diversos os fatores que influenciam na cotação do valor de um seguro. Confira:

Região de circulação

Quando se solicita um Seguro Automóvel, é imprescindível saber a região em que o veículo estará circulando. Se você costuma viajar para outras cidades, diga isso ao corretor.

Perfil do cliente

Idade, gênero, estado civil e outros fatores são considerados na cotação do Seguro Automóvel. Algo que pode influenciar é o envolvimento com sinistros anteriores, mostrando para a seguradora se você tem acidentes e ocorrências no trânsito.

Utilização e conservação

A forma que você usa e cuida do seu veículo também é considerada pelas seguradoras. O local onde ele fica estacionado durante a noite é um dos fatores mais levados em consideração.

Condutores do veículo

Se mais de uma pessoa utilizar o carro, isso também irá influenciar no valor. É comum em carros que são divididos por mais pessoas de uma mesma família, como por marido, esposa e filhos.

Condições do veículo

O próprio veículo é levado em consideração, desde o seu estado de conservação até o valor de mercado. O ano de fabricação pode ser um fator decisivo, pois, se for muito antigo, pode ser que a seguradora não aceite a contratação. Isso se deve ao fato de que veículos antigos tendem a ter mais problemas, ou seja, mais peças costumam ser trocadas. Peças do automóvel, probabilidade de furtos e roubos do modelo e sistema de segurança são outros fatores analisados no veículo.

 

E o que muda para carros usados e carros novos?

Após escolher as coberturas que cubram todas as suas necessidades, o corretor de seguros irá fazer uma cotação, informando o valor. Tendo em vista os veículos zero quilômetro e os mais antigos, pode ter uma variação de valor, especialmente levando em conta os fatores que comentamos acima.

Se você procura pagar menos pelo seguro, o carro novo será a melhor opção. Em carros antigos, especialmente com mais de 10 ou 15 anos, não permitem contratação de seguro normal, principalmente por fatores como a falta de peças para reposição.

Optando por menos coberturas, é possível pagar menos no seguro - mas pode ser que não atenda a todas as suas necessidades. Por isso, antes de comprar um veículo novo, é bom pensar no que é mais vantajoso e, quem sabe, falar com um corretor da Boger Seguros para te ajudar na melhor opção.

 

+ 55 (55) 3411-8305
+ 55 (55) 99976-1512
contato@bogerseguros.com.br