Entenda o Seguro Automóvel


Um veículo particular pode ser utilizado diariamente dentro da cidade ou em longas viagens pelo estado. Por isso, é importante ter um Seguro Automóvel, garantindo indenização em casos de acidentes ou imprevistos com o seu veículo. Confira como tirar o melhor proveito do seguro.

Responda com sinceridade

Converse com o corretor de seguros e esclareça todas as suas dúvidas sobre o produto. Para que a cotação e contratação ocorram de forma correta, é importante deixar o corretor entender sobre seus hábitos com o veículo. Algumas perguntas frequentes são onde o veículo fica estacionado e qual a distância diária percorrida. Estas questões serão importantes para definir os valores e coberturas disponíveis.

Sempre seja sincero, sem mentir ou ocultar detalhes. Em casos de sinistro, as seguradoras podem investigar a situação antes de liberar o pagamento. Caso os hábitos do veículo não batam com o contrato, a cobertura acaba sendo inválida.

Se achar o valor do seguro muito elevado, converse com o corretor. Peça cotação em diferentes seguradoras, veja o custo-benefício de cada uma.

Conheça as coberturas

O Seguro Automóvel tem algumas coberturas fundamentais para os veículos, garantindo indenização em casos de colisão e incêndios, por exemplo. Outras coberturas devem ser adquiridas na contratação da apólice.

Uma das mais solicitadas é a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), cobertura para terceiros que garante indenização em casos de acidentes com danos materiais e/ou morais. A assistência 24 horas pode ser solicitada para fazer parte do seu seguro. Quando incluída na apólice, presta serviços de guincho, troca de pneus, entre outros.

Entendendo o que é franquia

A franquia é uma participação obrigatória em dinheiro por parte do segurado, e deverá ser paga nos casos de sinistro sem indenização integral. Em outras palavras, é a contribuição que o segurado irá pagar pelo conserto do veículo. O segurado deverá conseguir arcar com o valor, que será pré-estabelecido na contratação do seguro.

Após acionado o seguro, o pagamento só será feito corretamente caso o conserto seja realizado em alguma oficina autorizada pela seguradora. Os casos de isenção são apenas em perda total, ou seja, quando o prejuízo ultrapassar 75% do valor do veículo.

Tipos de franquia

São três os tipos de franquia existentes, escolhidos conforme a utilização do veículo e o perfil do condutor.

Franquia Básica ou Normal: estabelecida pelas seguradoras conforme a categoria do veículo e perfil do proprietário, este tipo de franquia permite acionar a seguradora apenas em acidentes com danos maiores.

Franquia Reduzida: o valor cobrado pela seguradora é menor, podendo acionar o seguro mais vezes. O valor dela pode ser quase a metade da franquia normal, porém o valor do seguro é mais alto.

Franquia Ampliada: o valor é mais elevado, o dobro da franquia normal, mas deixa o seguro mais barato. Em muitos casos, o seguro só é acionado com acidentes graves - devido ao valor mais alto da franquia.

 

Para conseguir o melhor negócio em Seguro Automóvel em Uruguaiana, entre em contato com a Boger Seguros.

Telefone: 55 (55) 3411-8305

WhatsApp: 55 (55) 99976-1936

contato@bogerseguros.com.br